Sandfire Mineira Portugal realiza levantamento geofísico na zona de Castro Verde com recurso a helicóptero

0
23

A empresa Sandfire Mineira Portugal dará início, nos próximos dias, a um levantamento geofísico realizado com o auxílio de um helicóptero, na área do concelho de Castro Verde. Esta ação insere-se no âmbito da licença de prospeção e pesquisa da empresa, que abrange áreas dentro dos limites do concelho. Os trabalhos, que serão executados pela empresa Excalibur Mapping, terão uma duração prevista de aproximadamente duas semanas, estando o seu arranque dependente das condições meteorológicas favoráveis.

O método utilizado envolverá voos diurnos a uma altitude relativamente baixa, cerca de 80 metros, durante os quais serão utilizados equipamentos de medição do campo magnético e eletromagnético, suspensos por cabo. A Câmara Municipal fez questão de salientar que se trata de um método indireto, não invasivo e não destrutivo, cuja finalidade é estudar o subsolo da região e detetar eventuais mineralizações.

No comunicado emitido, a autarquia de Castro Verde enfatizou que “este tipo de levantamento não representa qualquer risco para o meio ambiente ou para a comunidade”. Garantiu-se que a operação não causará impacto no ambiente, não afetará animais, culturas ou vegetação, e que não terá qualquer efeito sobre as pessoas. Adicionalmente, foi esclarecido que os trabalhos não interferem com habitações nem com o funcionamento de telemóveis, computadores ou quaisquer outros equipamentos eletrónicos.