21.7 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Últimas Noticias

Resialentejo inaugura Ecocentro em Moura

O Ecocentro de Moura é, hoje, inaugurado, após um investimento de 960 mil euros da empresa intermunicipal Resialentejo para apoiar o projeto de recolha de resíduos porta a porta desenvolvido no concelho.

A empresa intermunicipal, que tem sede em Beja e serve oito concelhos, revelou que o novo equipamento foi financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência (POSEUR) e está localizado no Parque Industrial da cidade alentejana.

O ecocentro “permitirá à população em geral fazer entregas de diversos resíduos, funcionando também como estação de transferência”.

“O objetivo passa por apoiar o projeto porta a porta desenvolvido por este município, disponibilizando uma solução de entrega de resíduos urbanos ou equiparados a urbanos”, como embalagens, volumosos, resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes, metal, cartão, vidro, lâmpadas, entre outros, explicou a Resialentejo.

A empresa acrescentou que, a par da recolha seletiva, os materiais podem ser entregues no ecocentro por empresas, instituições, serviços ou cidadãos, sendo acondicionados em contentores abertos ou em compactadores e, posteriormente, encaminhados para o seu destino final.

O novo equipamento vai também funcionar como estação de transferência, para receber os resíduos sólidos urbanos (RSU) recolhidos pelas viaturas de recolha do município.

O Ecocentro de Moura estará a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 07:00 e as 13:00 e das 14:00 às 20:00. Aos sábados, o espaço estará aberto entre as 08:00 e as 13:00 e das 14:00 às 19:00.

Com esta inauguração, passam a ser seis os ecocentros na área de influência da Resialentejo, juntando-se aos existentes nos municípios de Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola e Serpa.

Criada em 2004, a Resialentejo é responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos dos municípios alentejanos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

A empresa serve um total de 86.505 habitantes, numa área geográfica de 6.650 quilómetros quadrados.

Rádio Castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder