20 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Setembro 30, 2025

Últimas Noticias

Reitora de Évora garante continuidade da Cooperação após distinção histórica da UNESCO em São Tomé e Príncipe

A Universidade de Évora (UÉ) reafirmou o seu compromisso com São Tomé e Príncipe, garantindo a continuidade das ações de ensino e investigação no país africano, na sequência de uma distinção inédita atribuída pela UNESCO.

A organização das Nações Unidas decidiu classificar a totalidade do território nacional de São Tomé e Príncipe como Reserva Mundial da Biosfera. O anúncio foi feito a 26 de setembro, durante o encerramento do 5.º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera, que decorreu na China.

Com este reconhecimento, São Tomé e Príncipe torna-se o primeiro país do mundo a ter a sua totalidade territorial reconhecida com esta distinção, juntando a ilha de São Tomé à ilha do Príncipe, que já era Reserva da Biosfera desde 2012 e a primeira reserva africana a integrar a rede mundial da biosfera costeira.

A Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, saudou a decisão e classificou-a como um “momento histórico para São Tomé e Príncipe”.

“Este é um momento histórico para São Tomé e Príncipe, mas também para todos os que, como a Universidade de Évora, acreditam na importância da ciência e da cooperação internacional como ferramentas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. A Universidade de Évora vai continuar a apostar no ensino e na investigação em São Tomé e Príncipe”, garantiu a Reitora.

A UÉ é parceira académica de São Tomé e Príncipe desde 2006. A nova distinção da UNESCO reforça o potencial do país como um “laboratório vivo de biodiversidade e sustentabilidade”, abrindo portas a novas oportunidades de investigação e cooperação.

A Universidade de Évora sublinha, assim, a sua presença e o seu papel em traduzir o conhecimento académico em soluções concretas para a preservação ambiental e para o progresso das comunidades locais.

Latest Posts

Não perder