O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Beja divulgou os resultados operacionais das suas ações de prevenção e combate à prática de ilícitos criminais e contraordenacionais no período entre 1 e 8 de maio de 2023.
De acordo com o relatório divulgado, a PSP de Beja realizou várias operações, que culminaram na apreensão de materiais e na detenção de suspeitos.
No dia 1 de maio, “foram intercetados quatro indivíduos de nacionalidade espanhola, residentes em Madrid, que estavam a praticar graffiti em carruagens de comboio na estação da CP de Beja”. A PSP adianta que “foram apreendidas 100 latas de spray de tinta de graffiti, 4 telemóveis, 2 computadores portáteis e vários materiais de apoio”.
No dia 3 de maio,” a PSP de Beja deu cumprimento a um mandado de detenção pelo crime de violência doméstica, tendo resultado na detenção de um homem com cerca de 60 anos e na apreensão de cinco armas” adianta a força policial.
Além disso, “foram recuperados três telemóveis da marca iPhone, no valor de 2.700 euros, que haviam sido furtados durante a Feira Ovibeja, e que foram entregues aos seus respetivos proprietários”.
Ainda na sequência de outras diligências de investigação, “foi possível identificar a autora de um furto no interior de um estabelecimento hoteleiro da cidade de Beja, tendo sido recuperados 2.280 euros” anunciou a PSP.
Também foram recuperadas e entregues aos legítimos proprietários mais três bicicletas, na sequência da investigação sobre o furto de bicicletas que tinha sido divulgado anteriormente.
Por fim, a PSP de Beja deteve quatro pessoas: uma por desobediência qualificada quando exercia a condução de veículo automóvel tendo a carta de condução já apreendida; outra pelo crime de condução de veículo automóvel sob o efeito de álcool tendo acusado uma taxa de alcoolemia de 3,09 g/l; outra pelo crime de desobediência na sequência de não ter conseguido efetuar as provas estabelecidas para a deteção dos estados de influência pelo álcool constantes no Código da Estrada; e uma por resistência e coação sobre elemento policial.
Ainda de acordo com a PSP, foram realizadas 13 operações STOP, com um total de 130 veículos fiscalizados. Durante as operações, 112 condutores foram submetidos ao teste de álcool.
Além disso, foram registados nove acidentes de trânsito, sendo que um deles causou um ferido ligeiro e os restantes, apenas danos materiais.
A PSP também informou que foram entregues 10 armas perdidas ao Estado.