A PSP de Beja, em comunicado, revela que “foram identificados cinco indivíduos de nacionalidade espanhola, residentes em Madrid, por se prepararem para levar a cabo pinturas em veículos ferroviários nesta cidade de Beja”. Com efeito, “confirmou-se que pertencerem a um grupo que se dedica habitualmente à prática de grafitis urbanos e ferroviários, não apenas no seu país de origem, mas também nas principais cidades do Território Nacional”.
A PSP explica que “apreendeu trinta e cinco latas de tinta spray que se encontravam na posse dos cinco jovens, com idade compreendidas entre os 19 e os 26 anos. Após terem sido identificados seguiram o seu destino e os autos policiais foram remetidos ao MP de Beja”.
A Polícia de Segurança Pública adianta ainda que, se “verificou uma tentativa de furto do interior de estabelecimento comercial, através do arrombamento, confirmando-se que não foram subtraídos quaisquer objetos provavelmente em virtude de terem sido acionados os meios de prevenção e segurança do próprio estabelecimento.”
A PSP explica ainda que “se registou um furto de duas caixas registadoras
do interior de estabelecimento comercial de restauração e bebidas, praticado através de arrobamento da montra principal do imóvel”.
Foi comunicado igualmente o furto de 1 um telemóvel que se encontrava no interior de veículo automóvel.
Junto da PSP “foram também formalizadas duas queixas-crime dando conta de movimentos bancários não autorizados, através da utilização indevida de dados pessoais, que causaram prejuízo aos lesados em montante superior a 2500 euros” refere a força policial.
No que concerne ao registo de crimes de violência doméstica a Esquadra de Beja da PSP identificou um cidadão do sexo masculino, com cerca de 40 anos, por ser suspeito de ofensas físicas e psicológicas.
As ocorrências reportam-se ao período compreendido entre do dias 19 e 26 de fevereiro de 2024.