O Partido Social Democrata de Almodôvar vem, em comunicado enviado à Rádio Castrense, “denunciar publicamente” aquilo que diz ser “o reiterado abuso por parte do executivo da Câmara Municipal de Almodôvar, no que respeita ao incumprimento das deliberações da Comissão Nacional de Eleições (CNE), relativas à legislação em vigor sobre publicações autárquicas em período eleitoral”.
O PSD de Almodôvar explica que, “com o intuito de preservar uma convivência democrática saudável durante o período eleitoral, este executivo foi por nós previamente alertado — atempadamente e por carta registada — para os referidos normativos”. A concelhia laranja frisa que, “ainda assim, persiste o desrespeito total pela lei”.
Na nota emitida pelo partido, pode ler-se que, “a comprovar esta situação, basta consultar as redes sociais institucionais do Município de Almodôvar e das Juntas de Freguesia, bem como as redes pessoais dos membros do executivo, onde são publicitados diversos atos públicos”, algo que a concelhia laranja considera “prática reiterada, para além de configurar uma violação grave da lei, evidencia a falta de obra concreta ao longo dos anos e a tentativa de mascarar essa ausência com ações de propaganda eleitoral”.
No entender do PSD de Almodôvar, “esta situação é extremamente grave e deve merecer responsabilização por parte das autoridades competentes, uma vez que se verifica o uso indevido de recursos públicos” e dá como exemplos aquilo que diz se os “atrasos propositados na execução de obras públicas, com o objetivo de as inaugurar em período pré-eleitoral, como por exemplo; a instalação de novos portões no quartel dos bombeiros; a inauguração do novo posto de turismo; a abertura do ano letivo da Universidade Sénior com evento festivo inédito; a divulgação de promessas de apoio ao associativismo para o ano de 2026 e a realização de eventos partidários integrados na festa pública “Summer End”, bem como “ o anúncio de promessas relativas a estradas, caminhos e outras obras, através de canais institucionais”.
A nota vem assinada pela Comissão Política de Almodôvar do Partido Social Democrata.
Diogo Lança, presidente da Concelhia de Almodôvar do PSD, em declarações à Rádio Castrense, diz que “basta abrir as Redes Sociais do Município de Almodôvar e de algumas Juntas de Freguesia e vemos que existe uma grande irregularidade na violação da Lei” e acusa o executivo de “mascarar a ausência de obra concreta com ações de propaganda eleitoral”.
Já António Bota, Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, contactado pela Rádio Castrense, diz “não saber qual é a queixa”, mas refere “imaginar que esteja relacionada com algumas publicações que esteja a fazer (na sua página pessoal de Facebook) para informar pessoas sobre trabalhos em curos”. O autarca lembra que é “Presidente da Câmara de todos os almodovarenses até ao último dia” e garante que “não vai ficar de braços cruzados, só porque existe um candidato em Almodôvar chamado PSD que, provavelmente não quer que se faça nada”.
O presidente da Câmara de Almodôvar diz que “não espera elogios do PSD” e acrescenta que “esperava que o PSD se preocupasse com coisas sérias, de desenvolvimento, económico e social do concelho”. Sobre o tema, sublinha que “não merece que se perca mais tempo com ele”.