A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista saúda, em comunicado enviado à Rádio Castrense, “o inicio de duas intervenções estruturais e há muito ambicionadas para o desenvolvimento da região: a abertura do aviso de concurso destinado à modernização, requalificação e eletrificação da ferrovia, na Linha do Alentejo (troço Casa Branca-Beja), enquadrado no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) e; por outro lado; a assinatura do auto de consignação da obra do IP8, no troço Ferreira do Alentejo e Beja, com a construção de uma variante a Beringel”.
Na nota enviada, a Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista “enaltece este momento, mas lembra que os eleitos do PS tudo farão para não deixar cair a ligação da ferrovia ao Aeroporto de Beja, comprometendo-se a lutar também pelo restabelecimento da ligação ferroviária estratégica entre Beja e a Funcheira”.
O PS assinala também “como fator muito positivo”, a assinatura, no dia 6 de janeiro, do auto de consignação da obra no IP8, no troço entre Ferreira do Alentejo e a cidade de Beja.
O PS diz que a sua “satisfação não está completa” e, por esse motivo, continua “a exigir que a requalificação do IP8 se estenda até Ficalho e que a região possa vir a ser servida pela tão aguardada auto estrada”.
O presidente da federação, Nelson Brito, lembra que “o PS fez o trabalho de sapa”, e que “a AD se limita a dar sequência ao que estava projetado”.