15.6 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Janeiro 29, 2026

Últimas Noticias

Proteção Civil do Baixo Alentejo registou cinco ocorrências na tarde de ontem relacionadas com a depressão Kristin

Entre as 12h01 e as 23h59 do dia de ontem, 28 de janeiro, registaram-se na Sub-Região do Baixo Alentejo cinco ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa provocada pela Depressão Kristin, que está a afetar Portugal continental. De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, a maioria das situações esteve associada a quedas de árvores, não havendo registo de movimentos de massa, inundações, quedas de estruturas, necessidades de limpeza de vias ou operações de salvamento terrestre ou aquático.

As autoridades adiantam que destas ocorrências não resultaram vítimas nem danos materiais. Ainda assim, há a registar duas vias interditas devido às condições meteorológicas adversas: a Estrada Municipal 1084, entre a Estação de Ourique e Conceição, e a Estrada Municipal 514, entre Serpa e Vale do Poço, na passagem da Ribeira de Limas.

Na resposta às ocorrências estiveram empenhados 14 operacionais, apoiados por seis veículos. Paralelamente, e considerando a existência de situações de maior complexidade noutras zonas do território nacional, foram mobilizados meios terrestres da região para integrar os Grupos de Reforço do Alentejo. No âmbito do pré-hospitalar, foi ativada a Brigada do Baixo Alentejo, composta por quatro elementos dos Bombeiros de Almodôvar e de Ferreira do Alentejo. Já no salvamento especial, foi constituída uma brigada com 11 elementos dos Bombeiros de Beja, Mértola e Serpa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil reforça que os impactos do mau tempo podem ser minimizados através da adoção de comportamentos preventivos adequados, recomendando, sobretudo nas zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, a correta fixação de estruturas soltas, cuidados redobrados na circulação em áreas arborizadas, a evitação de atividades junto a espelhos de água, uma condução defensiva, a restrição de deslocações em zonas afetadas e a não travessia de áreas inundadas. A ANEPC aconselha ainda a retirada de animais, equipamentos, veículos e outros bens de zonas habitualmente inundáveis para locais seguros.

Latest Posts

Não perder