16.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Últimas Noticias

Projeto (Des)construir para a Economia Circular termina com “balanço muito positivo”

O projeto (Des)construir para a Economia Circular, promovido pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, realizou o seu evento final, no passado dia 13 de dezembro na cidade de Beja, com a participação de todos os seus parceiros nacionais.

O Auditório II do Instituto Politécnico de Beja acolheu o encontro que “abordou as conclusões e os resultados finais dos eixos de ação do projeto (Des)construir para a Economia Circular. A sessão de abertura esteve a cargo de Fernando Romba, Primeiro-Secretário da CIMBAL. Ao longo da conferência foram apresentados os principais resultados do projeto: Iniciativas para promover a gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD) à escala local (pelo parceiro FCT NOVA), modelo de Passaporte de Materiais (pelo parceiro LNEG), modelo de Guia de Auditorias de Pré-demolição (pelo parceiro LNEG) e ainda a Estratégia Regional para Reutilização de Produtos e Componentes de Construção (pelo parceiro Resialentejo).

“Este projeto permitiu dotar a região do Baixo Alentejo duma estratégia e dum modelo institucional para implementar um sistema de recolha, armazenamento, triagem, processamento e comercialização de RCD, com o objetivo de maximizar a reutilização de materiais e reciclagem”, diz a CIMBAL.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Susana Escária, Diretora de Serviços de Prospetiva e Planeamento (Secretaria-geral do Ambiente) e de Rosa Onofre, Diretora de Serviços de Ordenamento do Território da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

No encontro marcaram presença a equipa técnica da CIMBAL, técnicos e autarcas dos municípios do Baixo Alentejo, bem como representantes das restantes entidades parceiras nacionais, a saber: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia; FCT NOVA – NOVA School of Science and Technology (Universidade NOVA de Lisboa); Instituto Politécnico de Portalegre – Laboratório de Economia Circular do Alentejo; Resialentejo, EIM; Smart Waste Portugal; RDF Construções, Lda. e a Cercibeja.

O projeto (Des)construir para a Economia Circular “tem como principal objetivo promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, bem como a reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), reduzindo assim o impacto ambiental da construção e promovendo a sua circularidade, sendo promovido pela CIMBAL e apoiado pelo mecanismo de financiamento EEA Grants” conclui a mesma fonte.

Latest Posts

Não perder