10.6 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Últimas Noticias

Projeto de 600 mil euros vai renovar sinalética de navegação na albufeira de Alqueva

A albufeira de Alqueva vai receber uma nova e moderna sinalética de segurança, incluindo a substituição das boias de navegação que se degradaram ou desapareceram ao longo dos anos. O projeto, coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e financiado pelo Ministério do Ambiente, envolve um investimento de 600 mil euros.

“Está muito desatualizada e muita desapareceu porque foi roubada, portanto vamos instalar uma nova sinalização para o Alqueva, incluindo as boias”, afirmou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, durante uma cerimónia em Reguengos de Monsaraz, onde foi assinado o protocolo para a elaboração do Programa Especial das Albufeiras do Alqueva e Pedrógão (PEAAP).

O presidente da APA, José Pimenta Machado, explicou que a sinalética atual tem cerca de 20 anos e, como qualquer equipamento, degrada-se com o tempo, tendo ainda sido alvo de vandalismo. “Estamos a preparar tudo. O Fundo Ambiental vai financiar 50% do projeto e os restantes 50% serão assegurados pelo PROVERE”, revelou, adiantando que o concurso para a execução da obra será lançado em breve.

Operadores marítimo-turísticos do lago, como Filipe Ferro, da Alqueva Cruzeiros, e Humberto Nixon, da Alquevatours, confirmam a importância do projeto. Ambos destacam que muitas boias já desapareceram ou degradaram-se por falta de manutenção. “Das 80 boias do Guadiana, se ainda houver 20 é muito. Foram desaparecendo ao longo dos anos”, sublinhou Humberto Nixon, lembrando que os afluentes da albufeira também carecem de sinalização.

Filipe Ferro afirmou que a renovação da sinalética será “a maior alegria” que poderiam receber nos últimos tempos. “Conhecemos muito bem a albufeira, mas queremos que as pessoas venham de fora e nos deixem tranquilos. Se um visitante chega e não vê boias, fica sem saber o que fazer. É preciso haver sinalética”, destacou, referindo que os passeios da sua empresa abrangem quatro das seis praias fluviais de Alqueva.

A renovação da sinalética visa reforçar a segurança na albufeira, que suporta vários projetos turísticos ligados à navegação, beneficiando tanto operadores locais como visitantes que utilizam embarcações próprias.

Rádio castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder