Este projeto em defesa do Lince Ibérico foi submetido em 2019 por Espanha e Portugal, tem como objetivo o aumento da população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as sub-populações de ambos os países.
Este novo projeto surge na sequência e evolução lógica do anterior projeto LIFE+Iberlince, que decorreu entre setembro de 2011 e junho de 2018, que contou com o indispensável apoio e acolhimento por parte das populações e autoridade locais do Vale do Guadiana, conseguindo reintroduzir o lince-ibérico em território Português.
Estes projetos de introdução do Lince-Ibérico agrega 20 parceiros ibéricos, divididos entre instituições da Junta de Andaluzia – Espanha. Da parte de Portugal, para além do ICNF, participam como parceiros a Infraestruturas de Portugal, IP e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).
Em termos financeiros o projeto implica um investimento total de 18,5 milhões de euros, cabendo ao ICNF um pouco menos de 1,5 milhões, sendo a taxa de financiamento de 60,67 %, o que se traduz num financiamento comunitário global de quase 11,4 milhões de euros.