Está em consulta pública o projeto de decisão de inscrição da ‘Produção de Vinho de Talha’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A consulta pública encontra-se a decorrer pelo período de 30 dias, sendo que os elementos constantes do processo de inventariação da “Produção de Vinho de Talha” encontram-se disponíveis para consulta em linha através do sistema MatrizPCI.
A proposta de inscrição da produção do Vinho de Talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), dinamizada pelo Município de Vidigueira com o apoio técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi elaborada no âmbito de um protocolo celebrado entre um conjunto alargado de municípios, a DRCAlentejo e de várias entidades da região, o que estende a todo o Alentejo o âmbito desta inscrição.
A tradição de produzir vinho em talhas de barro é uma prática antiga que foi introduzida no nosso território através dos romanos.
A decisão sobre o pedido de inventariação da ‘Produção de Vinho de Talha’ ocorre no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.