O presidente da câmara municipal de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa, visitou a empresa AZPO, em Fortes, que se dedica à transformação do bagaço de azeitona que é proveniente da produção de azeite em diversos lagares.
Nesta visita o autarca de Ferreira ficou a conhecer os novos investimentos efetuados pela empresa num sistema de filtragem, “que visa alterar as emissões na chaminé resultando numa escassa pluma e livre de partículas”, destaca o município. A mesma fonte acrescenta que, “também a emissão de cheiro deverá ser eliminada”.
Após o atual período de testes, experimentação e afinação, “esta nova solução será objeto de análises e aferição ambiental, com confirmação das entidades oficiais, que, segundo a empresa, demonstrará a sua eficácia”, detalha o município.
Assim, o presidente da câmara, que foi acompanhado pelos responsáveis dos respetivos serviços municipais, o vereador, José Guerra, e a arquiteta, Margarida Patriarca, realça que “estamos perante uma importante notícia para a defesa do meio ambiente e para o desenvolvimento económico do concelho”.
A câmara municipal de Ferreira do Alentejo, “ininterrupta e firmemente, seguiu sempre uma estratégia de atuação focada na obrigação de ser implementada uma solução tecnológica que resolvesse este problema, mas sem afetar a economia local e o valor e emprego que gera, nos serviços agrícolas bem como nos lagares, e sem esquecer também os trabalhadores da unidade industrial”, frisa a autarquia ferreirense.
Em face deste desfecho que agora se perspetiva, “deve ser também saudada a empresa AZPO por ter investido no sentido da solução tecnológica e ambiental”, conclui a Câmara.