26.4 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Julho 16, 2025

Últimas Noticias

Prisão Preventiva para 8 suspeitos de tráfico de droga detidos pela GNR em Aljustrel e Alcácer do Sal

O Tribunal Judicial de Ourique decretou a prisão preventiva para oito dos 16 suspeitos de tráfico de droga detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) nos concelhos de Aljustrel, no distrito de Beja, e Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal. A informação foi confirmada hoje por fonte daquela força de segurança.

Os 16 indivíduos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Ferreira do Alentejo, em três momentos distintos: na sexta-feira passada, no sábado e, finalmente, na terça-feira. Na noite de terça-feira, o tribunal decidiu aplicar a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, a oito homens. Quanto aos restantes suspeitos, cinco ficaram sujeitos a apresentações periódicas à força de segurança da área da sua residência, e três foram sujeitos a termo de identidade e residência.

A GNR, em aditamento ao comunicado em apreço, informa que, após terem sido presentes ao Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo, no dia 15 de julho, foram aplicadas as seguintes medidas de coação aos 16 detidos:

  • A oito homens detidos foi aplicada prisão preventiva;
  • A três homens e duas mulheres foi aplicada a medida de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência, bem como proibição de contacto com os restantes intervenientes no processo;
  • Os três restantes detidos (dois homens e uma mulher) ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Em comunicado divulgado na passada segunda-feira, o Comando Territorial de Beja da GNR havia revelado que as detenções – 13 homens e três mulheres – ocorreram na quinta-feira da semana passada. Estas resultaram de uma investigação que durava há cerca de dois anos, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Aljustrel. Os suspeitos, com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos, são suspeitos de crimes de tráfico de droga, associação criminosa, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.

A operação, que envolveu um total de 160 militares, culminou no cumprimento de 21 mandados de busca, dos quais 13 foram domiciliários, cinco em veículos e três em estabelecimentos. No decorrer destas buscas, a GNR efetuou um vasto conjunto de apreensões. Destacam-se 3 080 doses de heroína, 2 197 doses de haxixe e 2 155 doses de cocaína. Além das drogas, foram apreendidas oito botijas de óxido nitroso, seis carabinas, quatro pistolas, três revólveres, três réplicas de arma de fogo, 18 armas de ar comprimido, três catanas e um punhal. A operação permitiu ainda a apreensão de 30 bastões extensíveis, 244 munições, cinco automóveis, três motociclos, duas trotinetes, dois velocípedes, uma scooter elétrica e dois frascos de amoníaco.

Rádio Castrense / Lusa

Latest Posts

Não perder