O Governo Central anunciou ontem, dia 5, um pacote de medidas de apoio às famílias – com intuito de atenuar os efeitos da inflação e do aumento dos custos energéticos – que ascende a 2,4 mil milhões de euros.
António Costa reuniu, esta segunda-feira, com o Conselho de Ministros, com vista à mitigação dos preços inflacionados dos produtos alimentares e também do aumento dos custos de combustível.
Algumas das medidas anunciadas, incluem: IVA da eletricidade desce para 6%, ao que acresce 1 pagamento extraordinário de 125 euros a cada “cidadão não pensionista” com rendimentos não superiores a 2.700 euros mensais;
As Famílias vão receber 50 euros por cada criança ou jovem dependentes até aos 24 anos de idade, entre outras medidas agora conhecidas e divulgadas.
No que concerne às medidas nos combustíveis, o primeiro-ministro apresentou uma compensação atmosférica, com a suspensão do aumento da taxa de carbono;
Acrescentou a devolução aos cidadãos da receita adicional de IVA e ainda a redução do ISP (Internet Service Provider), que traduzido incorpora a redução “Provedor de serviço de internet”.