O Porto da Azinha do Mar será o palco, no dia 21 de setembro, de um evento especial que celebra a ligação entre o mar, a gastronomia e a cultura local. Sob o tema “Porto de Pesca: um encontro entre o mar, a gastronomia e a cultura local”, o evento tem como objetivo dar a conhecer não só o valor das algas como alimento, mas também a identidade e a história das comunidades costeiras portuguesas.
A iniciativa é promovida pela Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azinha do Mar, em parceria com o fotógrafo João Mariano, o Município de Odemira e o CIEMAR. Os participantes terão uma experiência única, que inclui uma série de atividades educativas, culturais e gastronómicas.
O programa prevê uma saída de campo para a identificação de algas comestíveis, sessões com especialistas em aquacultura e o seu papel na alimentação, e um almoço com algas frescas recolhidas no local.
Os participantes terão também a oportunidade de ouvir conversas com membros da comunidade piscatória local, que partilharão saberes antigos sobre a recolha de algas. A iniciativa contará ainda com momentos visuais e documentários capturados pelo fotógrafo João Mariano e pelo realizador Pedro Aguiar, além de um momento de descontração com música de Eurico Silva.
A celebração marca-se também pelo “Porto de Pesca” que promove a valorização do património cultural e histórico dos portos de pesca artesanais portugueses. O evento integra-se no âmbito do projeto Rota das Algas, lançado em 2023, que visa sensibilizar o público para o potencial das macroalgas, desde como as identificar e recolher até como as usar na cozinha.
A entrada é gratuita, mas a participação requer inscrição prévia. Todos os lucros obtidos com o evento reverterão a favor da Associação CDPM Azinha do Mar.
Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do Porto de Pesca ou no site oficial do projeto: www.rotadasalgas.com.















