O Porco Saloio está em destaque na próxima sessão do Ciclo de Conferências sobre produção animal circular promovido pelo CEBAL.
Amanhã, terça-feira, dia 23 de novembro, pelas 18h00, realiza-se a sessão online “Porco Saloio – O Oeste de Porco e Alma”, com o João José Santos, Engenheiro Zootécnico e Promotor do projeto Porco Saloio. “Esta sessão decorre no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), e abordará o projeto Porco Saloio que usa coprodutos agrícolas na produção de porco Malhado de Alcobaça” refere o CEBAL.
“Nesta sessão será apresentado o projeto Porco Saloio que tem como objetivo produzir uma carne de sabor e textura de excelência, de modo sustentável, aliando o que de bem faziam os nossos avós às exigências de mercado dos nossos dias. Porco Saloio é uma marca de carne de
porco que assenta em 3 pilares: a raça – Malhado de Alcobaça; o modo de produção – criado ao ar livre; e a dieta – utilizando sobrantes da agroindústria da região Oeste” diz ainda a mesma fonte.
Com o projeto Porco Saloio, o João José Santos pretende colocar no mercado uma carne de porco distinta, assegurando as preocupações do consumidor com altos padrões de bem-estar animal, sustentabilidade da produção animal e utilização de recursos endógenos. Com a utilização dos coprodutos, para além de contribuir de forma ativa na redução do desperdício na
cadeia alimentar na região Oeste, foram estabelecidos protocolos com os produtores armazenistas ou industriais, garantindo a remuneração destes fatores de produção, assegurando assim a sustentabilidade do setor.
Esta iniciativa, aberta ao público, está inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, que decorre entre 22 e 28 de novembro, e tem como objetivo aproximar a Ciência da Sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em Portugal, mais informação em www.cebal.pt.
“O CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este Ciclo de Conferências, bimestralmente, em que convidará investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objetivo de promover
a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal e contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário”.