Maria do Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independente, avançou à Antena 1 que a Comissão Técnica vai apresentar soluções para aliviar o aeroporto de Lisboa a curto prazo, utilizando Beja e o Montijo, e que um estudo será apresentado dentro de “um mês, dois meses”.
“Questionada se o aeroporto de Beja pode ser uma solução, admitiu que sim, dando o exemplo que este já vai ser usado durante a Jornada Mundial da Juventude, no verão.
“Beja, aliás, vai ser usado agora para a Jornada da Juventude. Se vai ser usado para a Jornada da Juventude na mesma lógica pode ser usado para outros picos críticos”, defendeu.
A Comissão Técnica Independente já está a começar a analisar o tema e espera apresentar as conclusões dentro de “um mês, dois meses”.
“As declarações difundidas com grande destaque em importantes órgãos da comunicação social a partir da notícia da Agência Lusa, do passado dia 6 de Maio, vêm confirmar a justeza do que o Investigador e Professor da Universidade do Algarve, Manuel Tão, do Grupo Dinamizador da Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja”, vem demonstrando nas suas apresentações desde a reunião da Plataforma Cidadã com a CTI a 16 de fevereiro, reunião com o Ministério das Infraestruturas a 13 de março, colóquio na CCDRAlentejo a 3 de abril, colóquio na Ovibeja 29 de abril”, refere a Plataforma Cidadã.
A Plataforma lembra que “o recurso à utilização do Aeroporto de Beja é incontornável para responder à grave crise aeroportuária que o País atravessa, no imediato no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e no curto prazo à crise que deverá atingir igualmente o Aeroporto de Faro a manterem-se os ritmos de crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos”.
Ao mesmo tempo, a Plataforma realça que, “a solução para Lisboa, se a decisão for no sentido da construção de um novo aeroporto, como tudo parece indicar, o que exige prazos que podem ser superiores a 10 anos, a solução poderá passar no imediato não apenas pelo Humberto Delgado(Lisboa)+1 mas, como agora é reconhecido, pelo Humberto Delgado+2 sendo em qualquer dos casos o Aeroporto de Beja o único aeroporto construído e pronto a utilizar com o mínimo investimento”.
“Torna-se assim legítimo perguntar porque se equacionou Beja apenas como solução para ser o Aeroporto de Lisboa e nunca se equacionou Beja como o +1 de Lisboa, solução defendida desde a primeira hora pela Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja” bem expressa na consigna da sua petição “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução”, frisa a mesma fonte.
No comunicado emitido, pode ler-se que, “de acordo com os pontos anteriores ganha particular relevo avançar no imediato com as obras de modernização e eletrificação da estratégica Linha Ferroviária do Alentejo não só entre Casa Branca-Beja mas, igualmente, com o troço Beja-Ourique/Funcheira essencial defender o Interesse Nacional, assegurar a Coesão Territorial e promover o desenvolvimento como há muito se tem vindo demonstrar e o estudo da REFER de 15 de maio de 2015 propõe”.
A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, “reafirmando a importância da utilização de todas as valências do Aeroporto de Beja, reconhecida publicamente por vários governantes e pela Assembleia da República, informa que a sua nova petição “DEFENDER O INTERESSE NACIONAL. ASSEGURAR A COESÃO TERRITORIAL. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, concluiu hoje a sua 1ª fase sendo apresentada com um total de 823 assinaturas, prosseguindo a recolha de assinaturas nos próximos 30 dias”.