6.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Últimas Noticias

PJ detém em Mértola homem de 45 anos por falsificação de identidade e abertura de várias contas bancárias

Em comunicado a Polícia Judiciária (PJ) informa que deteve em Mértola, um individuo do sexo masculino de 45 anos de idade, suspeito de falsificação de documentos agravada, burla qualificada e branqueamento de capitais.

O suspeito é igualmente acusado da utilização de identidades falsas para abrir contas bancárias e movimentar montantes obtidos ilicitamente. 

A detenção resulta de uma investigação realizada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, com a colaboração da GNR de Mértola, revela a mesma fonte. 

«A atividade criminosa do detido consistia em proceder à constituição de empresas, que não tinham qualquer atividade, com recurso a várias identidades falsas, em nome das quais abriu dezenas de contas bancárias em instituições de crédito sedeadas em território nacional», avançou a força policial. 

A mesma fonte esclareceu que, abertas as contas, estas recebiam «transferências de elevados montantes» que tinham sido «obtidos de forma ilícita», mediante a utilização de ciberataques «vulgarmente conhecidos por ‘man-in-the-middle’ ou ‘CEO-Fraud’ (Business Email Compromise)». 

A PJ adianta ainda que o suspeito procurava dissimular a origem ilícita dos valores creditados e fazia transferências para outras contas bancárias, «recebendo uma percentagem das transações efetuadas». 

Durante as diligências que levaram à identificação e detenção do suspeito, os investigadores encontraram e apreenderam “significativos elementos de prova”, mas ainda prosseguem a investigação «com vista à delimitação da extensão desta atividade criminosa», referiu a Polícia Judiciária. 

O detido vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, sendo posteriormente anunciadas as eventuais medidas de coação a aplicar., conclui a Polícia Judiciária.

Latest Posts

Não perder