O cantautor bejense Paulo Ribeiro sobe esta noite ao palco do Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, para um concerto solidário integrado na campanha “Novembro Azul”, dedicada à sensibilização para o cancro da próstata. O espetáculo tem início às 21h30.
A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, através do Grupo de Apoio de Lisboa, com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica.
Em formato Trio, Paulo Ribeiro apresenta um alinhamento que inclui canções da sua autoria, modas originais e modas do Cancioneiro Tradicional Alentejano, que têm marcado o seu percurso artístico. O concerto promete momentos de tradição e reinvenção, com a fusão de sonoridades urbanas e influências do cante alentejano, símbolo maior da identidade cultural do sul do país.
Ao longo da sua carreira, Paulo Ribeiro tem colaborado com projetos de referência como Tais Quais e Baile Popular, ao lado de artistas como João Gil, Jorge Palma, Celina da Piedade, Tim e Vitorino. Foi também diretor do grupo coral e etnográfico Os Camponeses de Pias, com o qual colaborou em espetáculos conjuntos com Pedro Abrunhosa, que celebraram o cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, em palcos como o Coliseu do Porto e o Convento São Francisco, em Coimbra.
No concerto desta noite será ainda apresentada, pela primeira vez ao vivo, a canção “Cicatriz”, escrita por Conceição Ribeiro, que aborda a luta e superação do cancro da mama — um tema de forte carga emocional que sucede à campanha Outubro Rosa e reforça o caráter solidário da iniciativa.















