No próximo dia 29 de abril, decorrerá no auditório do NERBE a palestra “Comunic@ o Teu Território”, integrada na 39ª edição da OVIBEJA, que tem como tema central “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura”.
A iniciativa é parte do projeto educativo MUDA_TT+ (Muda o Teu Território), que visa a valorização do meio rural, a aproximação ao setor primário e a capacitação para os conceitos de empreendedorismo e inovação social.
A conferência terá como tema Comunic@r o Território e contará com a presença de importantes intervenientes, como María Ángeles Muriel, diretora da Fundação Cooprado, Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo – CCDR Alentejo, Paula Mira, empresária do Agroturismo Xistos e João Cascalheira, coordenador da Incubadora Social do Baixo Alentejo. A moderação ficará a cargo de Maria João Ruela, consultora de Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades da Presidência da República.
Os temas abordados na conferência “serão de extrema importância para o desenvolvimento dos territórios do interior, como a inovação social, o empreendedorismo e a comunicação eficaz. Será discutida a importância da inovação social e do empreendedorismo como forma de impulsionar o desenvolvimento dos territórios do interior e de fixar a população local. Também serão apresentadas formas de estabelecer pontes entre o setor primário e a comunidade local e como a inovação social pode ser uma ferramenta eficaz de comunicação”, refere a organização da iniciativa.
A conferência Comunic@ o teu território “promete ser um momento de troca de ideias e de conhecimento entre os participantes, e de grande importância para o desenvolvimento dos territórios rurais e para a promoção da inovação social e do empreendedorismo” diz ainda a organização.
O projeto MUDA_TT+ tem como objetivo a sensibilização de jovens e crianças para a temática da ruralidade e a sua aproximação ao setor primário. Composto por atividades lúdico-pedagógicas, o projeto já abrangeu várias escolas básicas e secundárias do Baixo Alentejo, alunos do Instituto Politécnico de Beja e ainda escolas da área da Grande Lisboa, contando com mais de 500 participantes.
O projeto MUDA_TT+ foi lançado em novembro de 2022 na Casa do Alentejo em Lisboa e desde então, “tem sido um sucesso contando com a participação de mais de 500 jovens e crianças”. As atividades lúdico-pedagógicas do projeto oferecem ferramentas para sensibilizar as crianças e jovens para a ruralidade e para o setor primário, contribuindo para a sua capacitação e para o seu envolvimento com a temática.