O quarto dia da Ovibeja volta a ser marcado por importantes discussões sobre inovação no setor agroalimentar, o futuro da produção de azeite e os desafios sanitários que afetam a pecuária. O Pavilhão de Inovação e Tecnologia e os auditórios da ACOS e Expobeja têm sido palco de debates e apresentações relevantes para o setor.
A manhã no Pavilhão de Inovação e Tecnologia é dedicada ao tema “Inovar em Rede: Akis e os Centros de Competência na Transformação Agroalimentar“, numa sessão organizada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a ACOS. Custódia Correia (DGADR) faz a nota de abertura sobre as propostas de ações de dinamização da Rede AKIS, com moderação de Luís A. Conceição (InovTechAgro). A sessão inclui a apresentação de projetos dos Centros de Competências.
No Auditório ACOS, o tema em destaque é “+Azeite + Futuro“, numa sessão organizada pela ACOS e pela Olivum e apresentada por Sílvia Alberto, embaixadora da marca Crédito Agrícola. Moderado por Juan Peñamil (Revista Mercacei), o debate conta com as intervenções de Rosa Gallardo (Universidad de Córdoba), Ricardo Braga (ISA – Instituto Superior de Agronomia), Gisela Pires (Marketing Digital – Agência Evaristo) e Maria José Cardador (Universidad de Córdova). A sessão inclui ainda a Cerimónia de Divulgação do 14º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA OVIBEJA, com José Gouveia (Presidente do Júri do Concurso) a anunciar e entregar os prémios. O encerramento fica a cargo de Rui Garrido (Presidente da ACOS) e Licínio Pina (Presidente do Crédito Agrícola).
Simultaneamente, no Auditório Expobeja, o Instituto Politécnico de Viseu apresenta o Projeto Rumires, sobre o uso responsável de antibióticos em pequenos ruminantes, com apresentação de Maria de Aires Pereira.
A tarde no Auditório Expobeja é dedicada ao Projeto InovCirColive, com o tema “Inovação e Sustentabilidade no setor oleícola. Valorização de Excedentes para uma Economia Circular“, numa sessão organizada pelo CEBAL. Vasco Fitas da Cruz (MED – UÉvora) coordena a apresentação do projeto PRR InovCirColive, seguindo-se intervenções sobre os excedentes do setor oleícola como fontes de ingredientes de valor acrescentado, a logística da compostagem na exploração olivícola, a produção de biocombustíveis derivados de azeitona e as oportunidades de inovação na valorização de excedentes. Uma mesa redonda sobre caminhos para um futuro sustentável no setor oleícola, moderada por Rui Almeida (CONSULAI), encerra a sessão, com a participação de Benvindo Maçãs (INIAV), Gonçalo Tristão (CEPAAL), Henrique Herculano (Casa Relvas), Luís Ferreira (ANI) e Maria João Carvalho (ESA – IPBeja). O encerramento fica a cargo de Roberto Grilo (Vice-Presidente da CCDRA).
No Auditório ACOS, a tarde é dedicada aos “Desafios Sanitários da Atualidade – Quais os riscos para as nossas explorações pecuárias?“, num seminário interativo organizado pela DGAV. Yolanda Vaz (Diretora de Serviços de Proteção Animal | DGAV) lidera a sessão, seguida de uma mesa redonda sobre ferramentas de prevenção e controlo face aos riscos sanitários, com a participação de Telmo Nunes (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa), Margarida Duarte e um representante a designar do INIAV, Ana Luisa Pereira (União dos ADS’s do Alentejo) e Maria do Carmo Caetano (Diretora de Serviços da DSAVR Alentejo, DGAV). O encerramento fica a cargo de Susana Guedes Pombo (Diretora Geral de Alimentação e Veterinária).
Ao longo do dia, o Clube Cinófilo do Alentejo promove diversas atividades no Relvado ACOS, incluindo a Monográfica do Cão de Fila de S. Miguel, concursos do Cão Serra d’Aires e do Rafeiro do Alentejo, e a 2ª Exposição Canina Nacional de Raças Portuguesas da Ovibeja. No Pavilhão da Pecuária, decorreu o Concurso Nacional Suffolk 2025.
O Picadeiro D. Diogo Sobral acolhe concursos de saltos e os troféus Ovibeja Monte à Amazona e Equitação à Portuguesa. A animação musical no Palco Filhos da Terra conta com os DJs André Cruz e Kortesiia e a atuação de Diogo Zambujo. A noite culminará com o espetáculo equestre “Cavalos e o Cante” no Picadeiro D. Diogo Sobral e os concertos de Miguel Araújo e o DJ Wilson Honrado no Palco Sagres.