O Município de Ourique, em comunicado, refere que “tem mantido um forte compromisso com a prevenção e o combate aos incêndios rurais, quer através dos apoios aos Sapadores Florestais, quer no apoio aos Bombeiros Voluntários de Ourique, pilar fundamental da resposta de socorro e de emergência das populações”.
Na nota pode ler-se que, “em rota de aproximação ao final da fase Delta do Dispositivo Nacional de Combate aos Incêndios Rurais de 2022, os Sapadores Florestais de Ourique vão receber uma viatura nova do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para o desenvolvimento das suas atividades preventivas. A cerimónia nacional decorreu na Marinha Grande”.
Os Sapadores Florestais “são trabalhadores especializados com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e de defesa da floresta, que podem realiza as seguintes atividades”:
-Silvicultura preventiva, nomeadamente a gestão de combustível florestal, recorrendo a técnicas manuais, moto manuais, mecânicas ou fogo controlado, entre outras;
-Manutenção e proteção de povoamentos florestais, promovendo a gestão florestal e o controlo de agentes bióticos nocivos;
-Silvicultura de caráter geral;
-Instalação, manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão rural;
-Sensibilização das populações;
-Vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios rurais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo;
-Ações de estabilização de emergência que promovam a recuperação do potencial produtivo.
O Município de Ourique garante que, “continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, nas suas necessidades e na concretização de respostas que qualifiquem as nossas dinâmicas comunitárias”.