O Município de Ourique volta a dinamizar o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O projeto visa reforçar a proteção da natureza, a gestão florestal sustentável e a preservação dos ecossistemas, com um enfoque crucial na prevenção de incêndios florestais e na sensibilização ambiental da população.
A iniciativa “destina-se a jovens que procurem contribuir ativamente para a defesa do ambiente e adquirir novas competências. Os voluntários terão a oportunidade de aprender sobre vigilância e deteção de incêndios, desenvolver ações de sensibilização junto da comunidade e participar em trabalhos práticos, como a recuperação e marcação de um novo percurso pedestre nas imediações da vila de Ourique”.
Para 2025, o programa integra uma importante vertente adicional: a sensibilização contra o desperdício alimentar, com especial atenção ao setor da restauração, procurando envolver os estabelecimentos locais nesta causa.
O programa está dividido em três períodos de voluntariado, cada um limitado a um máximo de sete jovens:
- 1º Período: 7 a 18 de julho
- 2º Período: 21 de julho a 1 de agosto
- 3º Período: 4 a 18 de agosto
Os participantes terão direito a um apoio financeiro de 13€ por dia, com um máximo de 10 dias úteis de apoio, e estarão abrangidos por seguro, conforme estipulado no artigo 13.º do regulamento do programa.
As inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas através do portal do IPDJ em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt. Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem dirigir-se ao Gabinete de Proteção Civil do Município de Ourique até ao dia 11 de julho de 2025, ou contactar via email para ambiente@cm-ourique.pt.
Com esta iniciativa, o Município de Ourique reitera “o seu compromisso com a construção de um território mais sustentável, a criação de oportunidades para a juventude e a valorização do seu património natural, apelando à participação ativa dos jovens na construção de um concelho mais verde”.