19.9 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Últimas Noticias

Ourique leva o projeto radar social a Panóias e Conceição

Hoje, dia 15 de maio, o Projeto Radar Social do Município de Ourique estará presente, em paralelo com a Unidade Móvel de Atendimento, em várias localidades da União de freguesias de Panóias e Conceição para reforçar a proximidade com a comunidade e identificar situações de vulnerabilidade social.

O radar social irá estar na Torre Vã, São Romão, Panóias, Conceição, Alcarias, Funcheira, Garvão, Santa Luzia e o “Radar Social” é descrito pela autarquia “como uma ferramenta que disponibilizará duas técnicas específicas para identificar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social”.

Segundo a mesma fonte, esta iniciativa atuará “em estreita colaboração com as Entidades da Rede Social do Concelho, com o objetivo de georreferenciar recursos, respostas e soluções a nível local e regional, promovendo assim a sustentabilidade das comunidades” e espera-se que o “Radar Social” contribua “significativamente para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre os territórios. Através da atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social do concelho, a iniciativa procurará identificar de forma mais eficaz as situações de vulnerabilidade social em articulação com os parceiros locais.”

Uma situação de vulnerabilidade social é definida como a condição de um indivíduo ou de um grupo quando se encontra numa situação social desfavorável. O “Radar Social” estará atento a diversas vulnerabilidades sociais, incluindo pobreza; isolamento geográfico e/ou social; desemprego; baixa escolaridade; conflitos e violência; discriminação e exclusão social; precariedade e falta de segurança e dificuldades de acesso a serviços básicos.

Para saber mais informações sobre este projeto pode consultar o site da autarquia em: www.cm-ourique.pt/pt/menu/990/radar-social-ourique.aspx

Latest Posts

Não perder