Está quase a regressar, a XV edição da Feira do Porco Alentejano, “palco maior da convergência de vontades, do trabalho e da afirmação de uma importante fileira agroalimentar de Ourique, do Baixo Alentejo e de Portugal”.
“De 24 a 26 de março, Ourique acolherá milhares de visitantes que procuram a excelência dos produtos regionais, a boa gastronomia, a animação musical, as tradições, as inovações e um convívio salutar entre gente comprometida com o Mundo Rural, a biodiversidade e o potencial produtivo”, anuncia a autarquia ouriquense.
Como é tradição, explica a Câmara, “o evento começa com uma importante dimensão técnica, em defesa da valorização do trabalho dos criadores, mas gerou espaço para inovações gastronómicas como o pastel de bolota ou a empada de porco alentejano e para marcas que têm contribuído para o êxito da Feira, integrada na estratégia de afirmação da fileira e de Ourique como Capital do Porco Alentejano”.
De entre as muitas novidades, “destaque para a atuação do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique que se constitui num importante contributo para a preservação do Cante Alentejano, uma das marcas da nossa identidade cultural”, detalha a edilidade.
Em 2023, “o Município de São João da Pesqueira, nas margens do Douro, com uma relevante produção vinícola” será o território convidado para uma harmonia de saberes e sabores do Mundo rural português”, lembra a organização.
Conheça o programa completo da Feira do Porco Alentejano: