Ourique acolhe uma Exposição Itinerante e assinala o Dia Municipal pela Igualdade: Ourique contra a Violência Doméstica, de 21 a 27 de outubro.
A Biblioteca Municipal recebe a Exposição Itinerante da Campanha “Vozes Ativas Contra a Violência Doméstica”, uma iniciativa promovida pela ESDIME, CRL., através do Gabinete VERA – Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica.
Esta campanha, que envolve pessoas e serviços de referência dos cinco concelhos de intervenção (Ourique, Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde e Ferreira do Alentejo), “foi lançada publicamente em maio e tem como objetivo alertar e consciencializar a comunidade para o impacto da violência domestica, assim como para a importância da sua prevenção, promovendo a ação e a intervenção especializada” realça a Câmara de Ourique.
No dia 24 de outubro, Ourique celebra também o Dia Municipal pela Igualdade, “reforçando o seu compromisso com a causa, através de dois momentos de sensibilização, em parceria com a comunidade”.
Durante a manhã, está prevista uma Sessão dirigida aos técnicos da Rede Social do Concelho com o tema “Violência Doméstica: A intervenção no Concelho, respostas e mecanismos de apoio” e durante a tarde, está preparada uma Conversa/Tertúlia aberta à comunidade, com o tema “A importância da voz ativa contra a violência doméstica. O que posso eu fazer?”, que contará com a participação especial dos alunos da Universidade Sénior e do Agrupamento de Escolas.