20.6 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Outubro 31, 2025

Últimas Noticias

Orçamento Participativo de Moura com 11 propostas finalistas focadas em “Saúde e Bem-Estar”

A Câmara Municipal de Moura volta a promover, em 2025, o Orçamento Participativo do Município de Moura (OPMM), este ano inteiramente dedicado à temática “Saúde e Bem-Estar”. Após o encerramento da fase de apresentação de propostas e a subsequente reunião da Equipa de Análise Técnica, foram apuradas 11 propostas que avançam para a fase de votação, com o objetivo de serem financiadas pela dotação total de 30.000 euros alocada para o OPMM de 2025. Cada projeto finalista não poderá ultrapassar o valor de 7.500 euros (IVA incluído).

As 11 propostas selecionadas abrangem um leque diversificado de iniciativas com impacto direto no bem-estar dos munícipes. Entre elas, destacam-se projetos de instituições sociais e de ensino. Foram apurados o “Jardim Terapêutico e área de exercício adaptada para idosos” da Casa da Divina Providência e Maria Auxiliadora, e o projeto “Viver com qualidade – bem-estar ativo” da ASAI Sobral. No âmbito da saúde e segurança, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Moura avançou com o projeto “Choque para Vida”, enquanto a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Safara e Sobral da Adiça foi selecionada com a proposta para “Aquisição de monitores de sinais vitais para ambulância de emergência”.

As propostas finalistas incluem ainda iniciativas focadas no envelhecimento ativo e inclusão, como “Saúde e bem-estar, envelhecer com alegria, cuidar com amor” do Centro Social de Amareleja, e o “Espaço Inclusivo – baloiço acessível em jardim sensorial” da APPACDM. A área da educação e atividade física também está representada pelo “Projeto Escola com Vida” do Agrupamento de Escolas de Moura, a “Requalificação e ampliação do espaço sensorial” do Agrupamento de Escolas de Amareleja, o “Ginásio” do Grupo Desportivo Amarelejense, o projeto “Música para Cuidar” da SFUM Amarelejense, e o “Saúde e Bem-estar na USM” da Universidade Sénior de Moura (Comoiprel).

A próxima etapa do processo está agendada para o período de 3 a 14 de novembro, que será dedicado à fase de reclamações.

Latest Posts

Não perder