Com os objetivos “de premiar, incentivar e homenagear todos aqueles que na prática de uma modalidade, na identidade de um clube e em prol do território, alcançaram resultados desportivos meritórios”, a autarquia Odemirense volta, pelo segundo ano, a promover a Gala do Desporto.
A cerimónia terá lugar no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com início marcado para as 19.00 horas e transmissão em direto nas redes sociais do município.
A Gala do Desporto de Odemira, adianta a autarquia, “marca o panorama desportivo concelhio e premeia todos os agentes desportivos que se destacaram em cada ano desportivo e todos aqueles que ao longo da sua vida tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto”. Serão atribuídos prémios em três categorias: Mérito, Distinção e Desporto Federado, dirigidos aos desportistas, clubes, associações e outros agentes desportivos enquadrados no Associativismo Desportivo do Município de Odemira ou naturais do concelho de Odemira.
A categoria “Mérito” inclui os Prémios Associação/Clube Desportivo do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Desportista do Ano (Feminino e Masculino), Treinador do Ano, Desportista Revelação do Ano, Desporto para Todos, Projeto Desportivo e Desporto Escolar. Na categoria “Distinção”, será atribuído o Prémio Mérito Desportivo a personalidades pelo extraordinário contributo em prol do desporto ao longo dos anos, prestigiando o nome de Odemira no panorama desportivo regional, nacional ou internacional.
No Desporto Federado, serão atribuídos diplomas de reconhecimento aos desportistas e equipas pelo desempenho desportivo nas federações desportivas – Estatuto de Utilidade Pública Desportiva – de acordo com as seguintes premissas: Participação em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Internacionais e Europeus e Campeões e vice-campeões nacionais.
As votações pelo público para os vencedores dos prémios da categoria “Mérito” decorrem até ao dia de hoje.