18 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Últimas Noticias

Odemira vai ter de criar 10 novas salas de aula do Ensino Básico para acolher crianças imigrantes

Por causa do aumento populacional no concelho, particularmente de imigrantes, a Câmara Municipal de Odemira vai ter de disponibilizar no próximo ano letivo, mais 10 salas de aula para conseguir fazer face a esta realidade, em contraciclo com o resto do país.

Em causa, estão novas salas destinadas aos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico, nas localidades de Brejão, Cavaleiro e São Teotónio.

Em declarações à Rádio Castrense, Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, explicou que foi necessário “reativar escolas que já estavam fechadas, especialmente do primeiro ciclo, em São Teotónio, Cavaleiro e Brejão”.

O autarca diz que todas as escolas “vão ter que sofrer obras de manutenção e adequação”. Ao mesmo tempo, Hélder Guerreiro mostra-se visivelmente satisfeito “por Odemira estar em movimento contrário, ou seja, no resto do país fecham-se escolas e aqui reabrem-se” .

O Presidente da Câmara de Odemira sublinha que, face a esta realidade, “o Estado poderá vir a ter mais despesa com contratação de professores e nós teremos com auxiliares, mas os custos com transportes escolares poderão diminuir”.

“Apesar do aumento com refeições escolares poder vir a aumentar, o que são pormenores” no entender do autarca odemirense, “o que importa é conseguirmos ter estas salas  para que as crianças possam frequentar a escola”.

Em Vila Nova de Milfontes há “uma pressão grande” relativamente ao pré-escolar. Quanto ao resto do território, “a situação é estável” garante o autarca.

Já em São Teotónio, destaca-se a “chegada permanente de novas crianças imigrantes”. As barreiras linguísticas que existem entre alunos e docentes são um desafio.

O investimento da autarquia será de cerca de 200 mil euros, para que as salas possam estar em condições durante o ano letivo.
Ainda no âmbito de um processo desencadeado entre o Governo e a Associação Nacional de Município, no que diz respeito à educação, a Escola Secundária de Odemira, a EB 2,3 de  Odemira e a EB 2,3 de São Teotónio, já têm uma verba prevista de quatro milhões de euros para obras de requalificação.

Recorde-se que, no que diz respeito a nascimentos, o concelho de Odemira representa já cerca de 20% do Baixo Alentejo e 30%o do Litoral Alentejano”.

Devido ao crescimento populacional que se verifica no concelho, o presidente da Câmara de Odemira diz que “é um verdadeiro desafio” com particular ênfase “na habitação, educação e saúde”. Por essas razões, pediu respostas do executivo, aproveitando a visita à FACECO, de Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Latest Posts

Não perder