A Câmara Municipal de Odemira irá promover, na próxima quinta-feira, 18 de maio, o debate intitulado “A ação da censura no tempo do fascismo”, como parte do ciclo “Justiça e Liberdade”. Esta iniciativa faz parte das comemorações do evento “Abril em Odemira” e tem como objetivo “reforçar a importância da Democracia e da Liberdade de Expressão, além de recordar o que representou a Censura em Portugal”.
O debate terá lugar no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 11h00, e contará com a presença de José Pacheco Pereira, da Associação Cultural Ephemera, e Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira. Destina-se aos alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade e ao público em geral, com entrada livre.
Além do debate, o ciclo “Justiça e Liberdade” também engloba duas exposições. A primeira é a exposição de cartoons intitulada “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que estará patente na Praça José Maria Lopes Falcão. A segunda exposição, intitulada “O que não se podia ler: livros censurados no Arquivo Ephemera”, poderá ser visitada no Espaço CRIAR até o dia 19 de maio.