O produtor cultural Pedro Pinto Leite, de 57 anos, vai ser o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal à Câmara de Odemira (Beja), de maioria PS, nas próximas eleições autárquicas. A notícia é avançada pela Agência Lusa.
Residente no concelho do litoral alentejano há cerca de três décadas, Pedro Pinto Leite é candidato independente a esta autarquia, tendo o apoio do Núcleo da Iniciativa Liberal de Odemira.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Iniciativa Liberal de Odemira esclareceu que a candidatura “Iniciativa para Mudar” vai ainda ser submetida ao conselho nacional do partido.
Segundo a mesma fonte, “a candidatura surgiu do movimento “Libertar Odemira” e, segundo a Iniciativa Liberal, propõe-se a “libertar Odemira do espartilho da governação socialista que há 24 anos asfixia a população e o seu desenvolvimento económico, social e cultural”.
Segundo a nota divulgada, a candidatura liderada por Pedro Pinto Leite “conta com uma equipa multidisciplinar”, reunindo “um grupo de pessoas livres com espírito crítico, criativo, colaborativo e, sobretudo, com pensamento próprio”.
A Lusa explica que “relativamente ao programa eleitoral a apresentar, a Iniciativa Liberal adiantou que este terá as pessoas como “prioridade” e assentará “na necessidade de despolitizar a gestão autárquica, acabar com os poderes instalados e reformar o aparelho político administrativo”.
Pedro Pinto Leite tem 57 anos e exerceu atividade profissional enquanto produtor cultural, tendo sido membro fundador do grupo Teatro ao Largo e cocriador e produtor do Festival Internacional de Guitarra “Milguitarras”.
O candidato foi igualmente produtor do Festival de Cinema de Odemira, fundador e diretor do jornal “Mercúrio”, e acionista e responsável pelo departamento de marketing e comunicação da Escola Profissional de Odemira.
Membro fundador da Fábrica das Artes, do Cineclube de Odemira e da Plataforma Social de Odemira, Pedro Pinto Leite foi ainda coordenador da Universidade Sénior de Odemira e do projeto “AVIDAVALE”.
Pedro Pinto Leite é o sexto candidato conhecido à Câmara de Odemira, depois do anúncio das candidaturas de Hélder Guerreiro (PS), Sara Ramos (CDU), Arménio Simão (PSD/CDS-PP), Pedro Gonçalves (Bloco de Esquerda) e Rui Areias (Chega).
O atual executivo municipal, liderado pelo socialista José Alberto Guerreiro, que cumpre o terceiro mandato e não se pode recandidatar, é composto por cinco eleitos do PS e dois da CDU.
As eleições autárquicas de 2021 estão marcadas para o dia 26 de setembro.