Últimas Noticias

Odemira investe mais de 1,8 milhões de euros em parcerias para a Educação

O Município de Odemira formalizou, no dia 24 de setembro, um conjunto de parcerias na área da Educação para o ano letivo 2026/2027, envolvendo os cinco Agrupamentos de Escolas do concelho e 16 entidades locais.

Com um investimento global superior a 1,8 milhões de euros, os acordos permitem assegurar o fornecimento de refeições escolares, os serviços da Escola a Tempo Inteiro e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Na área das refeições escolares, o Município investe mais de 1,2 milhões de euros, garantindo este serviço a cerca de 2.900 alunos dos cinco territórios educativos. A aposta passa também pela valorização dos fornecedores locais e por ementas equilibradas e saudáveis.

A Escola a Tempo Inteiro conta com um financiamento municipal próximo dos 347 mil euros e envolve cerca de 680 crianças. Através da parceria com a TIC TAC – Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e Jovens e os Agrupamentos de Escolas, são asseguradas as Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF), contribuindo para a conciliação entre a vida profissional e familiar.

A parceria inclui ainda o apoio às refeições e a vigilância durante o transporte escolar.

Já as Atividades de Enriquecimento Curricular representam um investimento de cerca de 265 mil euros. A oferta deste ano inclui 18 atividades nas áreas do desporto, artes, ciência e ligação da escola ao meio, dinamizadas por 45 técnicos em 19 escolas do 1.º ciclo.

Cerca de 800 alunos poderão participar nas AEC, que contam este ano com o reforço da área das Ciências, através da Oficina da Ciência, e da promoção da brincadeira, com o projeto RECREAR – Tempo para Brincar.

A cerimónia de assinatura dos acordos contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da Vereadora responsável pela Educação, Raquel Silva, bem como de representantes das entidades parceiras.

As parcerias refletem a aposta do Município na cooperação com a comunidade educativa e com as entidades locais, garantindo respostas diversificadas de apoio às crianças, alunos e famílias do concelho.

Latest Posts

Não perder