Desde ontem, dia 15 de agosto até 13 de setembro, o Festival Comunitário de Artes Montras – Mostra de Artistas e Artesãos está de volta a São Luís, no concelho de Odemira.
Durante um mês, as ruas da aldeia transformam-se numa galeria de arte, onde as montras de lojas e casas se tornam espaços de exposição para os artistas partilharem o seu trabalho com a comunidade local.
A abertura do festival que tem lugar nestes dois dias, de 15 e 16 de agosto ,conta com um fim de semana “cheio de vida com concertos, exposições, performances, teatro, cinema, animação de rua, artesanato e mostra de produtos locais, dança, jogos e workshops para todas as idades, com entrada gratuita” revela a organização.
Promovidas desde 2015, as Montras são um convite para “viver a aldeia de São Luís de uma forma única e envolvente, celebrar a criatividade e a arte e participar neste evento de organização comunitária que transforma a aldeia numa festiva galeria aberta a todos”
Mafalda Chitas, da organização deste evento descreve que este é um festival feito “pela comunidade, para a comunidade.”
Em termos da programação deste sábado, o dia começa com a inauguração do Mercado Estampado às 10h30 e pintura de mural ao vivo no Centro do Dia às 11h30.
Em termos musicais o Palco do Mercado terá concertos da banda AndaMula e Garatujo Band a partir das 21h00. A Padaria recebe Ana Pomar e o Restaurante Arterra terá um DJ set.
No que se toca ao teatro e poesia, o Espaço da Igreja será palco de “A Costurar História” e da peça de teatro “The Imaginarium”, seguida por uma sessão de poesia e dança.
O festival conta ainda com exposições no Mercado de São Luís, Centro CORE, Padaria e Sociedade Recreativa Musical Sanluizense, além de um Pop-up Photo Studio na Garagem do José