“The Butt Hike – A Caminhada das Beatas” passou pelo Almograve, no dia 18 de setembro, com vista à sensibilização da população para a necessidade de alterar o hábito de deitar beatas para o chão, sem nunca pensar que se trata de plástico que não se degrada e cujo destino final é o mar.
“Esta foi a 32ª localidade que a iniciativa do jovem biólogo alemão Andreas Noe visitou ao longo dos meses de verão de 2021, com o acumulado de 370 mil beatas recolhidas. A ação decorreu entre a aldeia e a praia do Almograve, com a presença de 15 participantes que recolheram cerca de 9 mil de beatas” refere a autarquia.
No final da caminhada, todas as beatas recolhidas de norte a sul do país foram exibidas no estacionamento da Praia do Almograve.
A iniciativa encerrou com a exibição do documentário “The Plastic Hike”, no Pavilhão Multiusos do Almograve, que relata o trajeto que Andreas Noa fez em 2020, por mais de 830 quilómetros, desde Caminha até Vila Real de Santo António, para recolha de lixo pelos areais.
“A iniciativa foi promovida pela “The Plastic Hike” e pelo Município de Odemira, com o apoio da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve. No final da visita às 36 localidades agendadas pra receber a “The Butt Hike – A Caminhada das Beatas” e de várias ações paralelas, haverá um evento final em Lisboa, no final de outubro, para dar maior visibilidade a este problema ambiental” destaca a autarquia de Odemira.
Fotos: Câmara de Odemira