A freguesia de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, vai ser palco, nestes dois fins de semana, de iniciativas dedicadas à valorização da viola campaniça e do cante de improviso, promovidas pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), com o apoio do programa Odemira Criativa 2025.
Neste sábado, 6 de setembro, realiza-se o Festival “Campaniça & Companhia – Sons do Arame”, a partir das 14h30, no Salão de Festas da localidade. O programa inclui uma apresentação de cante ao baldão e atuações do grupo Toma Lá Laranjas, de Paulo Colaço, do grupo do CVVCCI e do Campaniça Trio. A festa continua à noite, a partir das 22h30, com um baile animado por Ricardo Glória.
As comemorações prosseguem no domingo, 7 de setembro, com uma aula de zumba no Jardim, às 11h00, orientada por Íris Lourenço. À tarde, pelas 14h00, sobem ao palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro, o Grupo Coral de Ourique e o Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare.
Na próxima semana, no dia 13 de setembro, às 18h00, a Taberna O Lagar recebe a Oficina de Cante de Improviso – Despique e Baldão. A iniciativa pretende preservar esta tradição e é aberta a todos os interessados em aprender ou experimentar o cante de improviso, em contacto direto com cantadores e tocadores experientes.
Segundo o CVVCCI, estas atividades têm como propósito “aproximar o público desta expressão cultural única e incentivar novas gerações a descobrir e praticar o cante de improviso”.



















