O Município de Odemira assinala este ano 10 anos consecutivos de mobilidades internacionais juvenis através do Programa Erasmus + Corpo Europeu de Solidariedade com os projetos Odemira na Europa e do atual Regenerar Odemira, através do envio de jovens odemirenses para vários países na Europa e da receção de voluntários, para a colaboração em projetos desenvolvidos por entidades locais em prol da comunidade e da sustentabilidade ecológica, social e cultural, com apoio financeiro do Corpo Europeu de Solidariedade, explica o município.
Ao longo dos 10 anos de Voluntariado Jovem Internacional, “o Município de Odemira teve a aprovação de projetos no valor total de 580.000,00€, através de financiamentos da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e do Corpo Europeu de Solidariedade” destaca a Câmara Municipal. Capacitar e estimular a cidadania ativa dos jovens de Odemira, atrair jovens de outros países para o território e contribuir para a regeneração da região, através da diversificação de atividades de caráter ecológico e valorização dos recursos locais naturais e culturais “são os objetivos do Município de Odemira, que coordena o processo”.
Entre 2015 e 2025, o projeto Odemira na Europa e o Regenerar Odemira envolveram 41 jovens odemirenses em experiências de voluntariado internacional, em projetos de 27 entidades de 11 países, designadamente Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, França, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e Turquia. No sentido da Europa para Odemira, o território recebeu 39 voluntários, oriundos de sete países (Itália, Espanha, França, Turquia, Polónia, Hungria e Estónia), para colaborar em 13 entidades locais.
“Uma das caraterísticas que diferencia a nível nacional os projetos de voluntariado jovem no concelho de Odemira assenta na criação de consórcios locais para o desenvolvimento de projetos comuns de capacitação e colaboração, que reúnem em parceria todos os voluntários presentes no território, as várias associações locais de acolhimento e população local. São exemplos os UBUNTUS (encontros a cada trimestre de todos os jovens em atividade e das entidades de acolhimento) e o Projeto Comum (que visa a reflorestação de áreas ardidas em incêndios florestais)” frisa a mesma fonte.
O Corpo Europeu de Solidariedade é uma iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens (18 aos 30 anos), dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.
Nova fase de candidaturas para 2026
A nova candidatura do Município de Odemira para voluntariado internacional de longa e curta duração – Regenerar Odemira IV, foi aprovada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, no valor de 56.511,00€, a marcar uma década e a dar continuidade ao programa de voluntariado jovem. Está a decorrer uma nova fase de candidaturas para acolhimento de seis jovens em três entidades locais, para experiências de voluntariado a decorrer em 2026, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade social e ecológica das comunidades rurais.