O IPBeja revela em nota à Imprensa que na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior preencheu “66% das 512 vagas disponibilizadas através das suas 14 licenciaturas”.
“A colocação de 337 novos estudantes resultou num aumento percentual, 4% face ao ano anterior, destacando-se o facto de terem sido preenchidas a totalidade das vagas em metade das licenciaturas, o que reforça o posicionamento da instituição no panorama nacional”.
“Este resultado positivo contrasta com a diminuição de estudantes colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica, com uma diminuição de 2% (12 868 estudantes colocados), assim como, a diminuição de 1,3% no número total de candidatos a nível nacional (58 301) face à mesma fase do concurso nacional em 2023, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação” salienta o Instituto Politécnico de Beja.
Aos 337 novos estudantes, somam-se ainda os candidatos aprovados nos concursos locais, onde se inclui: concursos especiais; concursos para titulares de grau académico; concursos para detentores de cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados; e concursos para estudantes internacionais.
A entrada de novos estudantes, tanto pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) como pelos demais regimes, “projeta um cenário otimista para as próximas fases do concurso nacional” diz o IPBeja.
“Adicionalmente, os candidatos aprovados nos concursos locais garantirão o preenchimento das vagas dos cursos menos procurados através do CNAES, mas que se assumem como cursos relevantes para a região, com uma forte procura por parte do mercado de trabalho e com excelentes indicadores em termos de empregabilidade” pode ler-se na nota à Imprensa.