Nesta segunda-feira, 29 de maio, pelas 15h00, será realizada no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho de Beja, localizado na Praça da República, a celebração do protocolo de constituição do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Beja (NPISA – Beja).
A Cáritas Diocesana de Beja será integrada no NPISA de Beja, que terá como principal objetivo “atender às necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de ficarem nessa condição, assim como dos técnicos e organizações que trabalham como recursos e respostas no âmbito da prevenção, acompanhamento e integração dessas pessoas”, explica em comunicado a Cáritas Diocesana de Beja.
Desde janeiro de 2022 que a Cáritas Diocesana de Beja está a implementar o projeto “Estou Tão Perto que Não Me Vês”, que visa o atendimento, acompanhamento e integração desta camada da população, “contribuindo para fortalecer uma intervenção que promova a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco, incluindo as pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Beja”. O projeto é financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do Fundo Social Europeu (FSE), enquadrado no Eixo Prioritário 6 – Coesão Social e Inclusão do Alentejo 2020, em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023).
A ENIPSSA 2017-2023 adota como modelo de intervenção a otimização de recursos humanos e financeiros, assim como a necessidade de evitar a duplicação de respostas e qualificar a intervenção na prevenção das situações de sem-abrigo e no acompanhamento dos beneficiários, com foco no indivíduo, na família e na comunidade. Os seus órgãos e estruturas incluem uma Comissão Interministerial e uma Comissão Consultiva, o Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE), que integra um Núcleo Executivo, e a nível local, os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).
A Cáritas Diocesana de Beja “congratula-se desta forma com o culminar de um processo, para o qual e desde a primeira hora esteve sempre comprometida, fazendo votos para que daqui em diante possamos em conjunto unir esforços para apoiar as pessoas em situação de sem abrigo”, conclui o comunicado.