O Museu da Luz, inaugura no próximo sábado, dia 5 de julho, pelas 11h30, a exposição temporária “Céu e Mar”, do fotógrafo e professor Pedro Ré.
“Nesta mostra singular, a fotografia torna-se o elo entre dois universos diferentes, a biologia marinha e a astronomia, que o visitante pode apreciar nas fotografias dispostas aos pares. Em cima o céu e em baixo o mar. No meio, o olhar de Pedro Ré expresso em 50 imagens” adianta a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva.
Segundo o autor, “fotografar o céu é uma ambição natural de muitas pessoas, entre as quais se contam entusiastas de fotografia e de astronomia, amantes da natureza e astrónomos amadores. O equipamento necessário é, por vezes, surpreendentemente simples (uma câmara fotográfica, um tripé e um disparador de cabo são suficientes para obter as primeiras fotografias astronómicas)”. Por outro lado, “a fotografia subaquática é um domínio especializado da fotografia que está atualmente ao alcance da maioria dos mergulhadores”.
A exposição pode ser visitada entre os dias 5 julho e 28 de setembro de 2025, de terça-feira a domingo.
O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, em Mourão, é gerido pela EDIA e integra a Rede Portuguesa de Museus.
Pedro Ré é Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com um doutoramento em Ecologia Animal (Universidade de Lisboa, 1984).
Os seus principais interesses de investigação incluem a ecologia do ictioplâncton (ovos estados larvares de peixes) e a biologia das pescas.
É autor de mais de 150 artigos científicos e 19 livros, além de cerca de 200 artigos de divulgação sobre biologia marinha, astronomia amadora, história da astrofotografia e história do telescópio. É atualmente presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores – APAA.