O Município de Vidigueira concluiu mais uma temporada do projeto “Tocar a Memória”, uma iniciativa mensal desenvolvida no Museu Municipal e direcionada aos utentes dos lares do concelho: Absa – Lar de Selmes, Fundação Domingos Simão Pulido e Lar Entardecer Solidário.
Este projeto “inovador tem como principal objetivo o reforço da autoestima, a promoção de uma conexão emocional e o despertar de lembranças positivas entre os participantes. Para tal, são utilizados diversos estímulos sensoriais – visuais, sonoros, olfativos e táteis – que giram em torno de temas como a palavra, o tempo, os afetos, os lugares, os objetos, as memórias, as tradições e as vivências pessoais” frisa a autarquia.
Na sessão conjunta de encerramento desta temporada, que celebrou os vários momentos da iniciativa, foram entregues certificados aos participantes. Um dos pontos altos foi a inauguração de uma exposição com trabalhos realizados pelos utentes no contexto das suas instituições, que estará patente no Museu Municipal até ao dia 31 de julho. A sessão contou ainda com a projeção de um vídeo que reuniu imagens e depoimentos dos participantes das diversas sessões, emocionando os presentes.
O projeto “Tocar a Memória” fará uma pausa e regressará no próximo mês de outubro. O Município de Vidigueira tem como intenção, para as futuras edições, promover também a intergeracionalidade, integrando participantes mais novos em sessões previamente definidas, de forma a enriquecer ainda mais a partilha de experiências e saberes.