O Município de Serpa assinalou o Dia Municipal para a Igualdade com uma iniciativa dedicada à promoção dos valores da cidadania e dos direitos fundamentais. No âmbito da celebração, a autarquia distribuiu pelas bibliotecas escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho um jogo educativo sobre a Constituição da República Portuguesa.
A ação tem como objetivo “sensibilizar os mais jovens para a importância da igualdade, da justiça e do respeito pelos direitos humanos, reforçando o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
“A Constituição da República Portuguesa é o principal instrumento de garantia dos direitos fundamentais e da igualdade entre os cidadãos, estabelecendo que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e assegurando a todos a mesma proteção e respeito pela dignidade humana” frisa a autarquia.
Segundo o município, “o princípio da igualdade não significa tratar todos de forma idêntica, mas reconhecer as diferenças e criar condições equitativas para que todos possam usufruir das mesmas oportunidades”.
Além das bibliotecas escolares, o jogo estará também disponível na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, permitindo que toda a comunidade possa explorar, de forma lúdica e educativa, os valores da cidadania e da Constituição.














