No passado dia 11 de julho, o Município de Cuba marcou presença no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, representado pela Vereadora Sandra Heleno Serrano.
O evento, realizado em Loures, confirmou a adesão do Município à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, sendo-lhe atribuída a bandeira e o respetivo certificado de adesão. Este reconhecimento foi concedido “por encarar a Juventude como um eixo central da sua ação governativa, impulsionando e multiplicando políticas amigas da Juventude” realça a autarquia.
A Rede de Municípios Amigos da Juventude foi fundada em 2020 pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e, atualmente, conta com 178 municípios inscritos. Esta plataforma visa fomentar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e alinhadas com a estratégia e visão dos jovens.
Pioneira na sua conceção, a rede está estruturada em três eixos principais: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.
A adesão do Município de Cuba a esta rede “sublinha o seu compromisso em criar e reforçar políticas que beneficiem a juventude, reafirmando o papel central que os jovens desempenham na construção de um futuro mais inclusivo e dinâmico” sublinha a Câmara de Cuba.