O Município de Beja celebra a memória de Mariana Alcoforado e das “Cartas Portuguesas”: uma das mais bonitas histórias de amor e convida a visitar o seu stand institucional na 39ª Ovibeja que decorre de 27 de abril a 1 de maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito.
“A conhecida freira que viveu maior parte da sua vida, dos 11 aos 83 anos, no convento da Convento de Nossa Senhora da Conceição, atual Museu Regional de Beja, tornou universal a sua paixão e é hoje símbolo do amor proibido”, recorda a autarquia.
“É este imaginário do amor impossível, movido pela paixão, que se pretende incentivar, convidando os visitantes para escreverem postais de amor à cidade capazes de motivar as pessoas a quem os dirigem a visitar-nos. Os mais novos, poderão também participar ilustrando o seu postal” explica o município bejense.
Nesta 39ª edição do certame dedicado à comunicação, “o Município de Beja reforça a sua aposta no digital, apresentando uma interação com os visitantes através de um aplicativo que permite a utilização de um filtro de Mariana para partilha nas redes sociais. Será ainda apresentado um vídeo de animação digital sobre a vida de Mariana e outro sobre a Beja de Mariana, que sublinha lugares românticos de Beja como o Castelo, onde a subida à sua torre convida à contemplação da paisagem, as margens do Guadiana, a praia fluvial de Cinco Reis ao entardecer ou ao prazer da doçaria conventual, entre muitas outras propostas”.
A participação do Município” inclui ainda performances – Mariana Alcoforado com declamação de excertos das cartas, todos os dias da feira das 11h30 às 13h00 e das 16h30 às 18h00. No sábado acontece apenas no período da tarde” detalha a mesma fonte.
No domingo, dia 30, pelas 18h00, terá lugar a Apresentação do Mapa temático de Mariana Alcoforado por Marta Páscoa.
Beja irá ainda promover as diversas iniciativas agendadas para 2023 onde se inclui programação dedicada aos 300 anos de Mariana.