O Município de Almodôvar integrou a 1.ª Reunião de Stakeholders do projeto EMRIE – European Mining Regions Innovation Ecosystems supporting the Circularity and Resource Efficiency, realizada no passado dia 16 de dezembro de 2025 nas instalações da CCDR Alentejo, I.P.
A autarquia almodovarense explica que, “financiado pelo programa Interreg Europe, o projeto visa reforçar a sustentabilidade e a resiliência das regiões mineiras europeias, promovendo a articulação entre políticas de mineração, ordenamento do território, economia circular e inovação, em alinhamento com as prioridades da União Europeia e com o Regulamento Europeu sobre Matérias-Primas Críticas”.
A mesma fonte revela que “a reunião contou com a participação de 24 representantes de 13 entidades públicas, associações e empresas do setor mineiro onde se integraram, entre outros, a Boliden/SOMINCOR e a Almina,S.A. Entre os temas em destaque estiveram a promoção da economia circular e da eficiência na utilização de recursos, a integração dos recursos minerais nos instrumentos de planeamento territorial e o reforço dos ecossistemas de inovação nas regiões mineiras, procurando minimizar impactos ambientais e maximizar benefícios económicos e sociais para os territórios”.
A participação do Município de Almodôvar neste projeto “reflete o seu compromisso com modelos de desenvolvimento sustentável, que conciliem a atividade económica com a preservação do ambiente, a qualidade de vida das populações e a valorização do território” frisa a autarquia.
Ainda âmbito desta sessão, o Município sublinha “a importância de uma abordagem integrada à atividade mineira, que assegure a proteção ambiental, a valorização sustentável dos recursos naturais e a compatibilização com os instrumentos de ordenamento do território, matérias particularmente relevantes num concelho com áreas sensíveis do ponto de vista ambiental e paisagístico”.
Esta primeira reunião de stakeholders “constitui um passo decisivo para o fortalecimento da cooperação entre entidades públicas, empresas e sociedade civil, contribuindo para a definição de soluções inovadoras e responsáveis para o futuro do setor mineiro no Alentejo”, conclui a Câmara Municipal de Almodôvar.














