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Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

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Município de Almodôvar e NERBE/AEBAL lançam projeto para a qualificação de Saberes e Sabores Tradicionais

Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro é o novo projeto promovido pelo Município de Almodôvar, em parceria com o NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, com o financiamento do ALENTEJO 2020.

O objetivo central “consiste na promoção da competitividade dos produtos de base local, através da sua qualificação, com vista a assegurar as suas especificidades e autenticidade, potenciar a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados e a melhoria da competitividade das PME da região” revela a autarquia em comunicado.

“A produção de produtos regionais resulta, muitas vezes, da transmissão de saberes antigos, de pais para filhos, num determinado contexto cultural e regional. No entanto, são produtos muito procurados e apreciados no país e até por turistas e que, devidamente qualificados, podem ter um aumento da sua visibilidade e poderão conseguir uma maior capacitação das micro, pequenas e médias empresas que atualmente os produzem”, refere António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar. 

O município explica que “o Saberes e Sabores Tradicionais irá trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca colocação no mercado – Água mel, Aguardente de medronho, Medronho (fruto), Queijo de cabra (fresco e curado), Bolo chibo e Costas”.

O arranque dos trabalhos “será assinalado com três sessões de apresentação e degustação de produtos, que terão lugar em Almodôvar, a 25 de maio, em Beja, a 30 de maio, e em Évora, a 3 de junho, com a participação de PME da região”.

De acordo com a Câmara de Almodôvar, “o projeto inclui a realização de um mapeamento das empresas, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação”.

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