O Município de Aljustrel, com base nos critérios decretados pelo Conselho de Ministros passou a integrar a lista dos concelhos considerados de risco elevado no âmbito da pandemia Covid-19.
O município mineiro realça em Nota à Imprensa “que tal entrada deveu-se ao critério que se baseia no número de casos, 240 por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias. De referir, no entanto, que o número de habitantes, segundo o Governo, se baseia na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos”.
“Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes]” sublinha a autarquia.
Esta situação vai fazer com que “o Município de Aljustrel, embora neste momento de pandemia queira sempre fazer parte da solução e estar inteiramente disponível para colaborar com todas as autoridades e entidades, vai contestar o critério adotado, por entender que o Concelho sai penalizado, nomeadamente em termos económicos e sociais, e porque estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola” conclui a autarquia em Nota à Comunicação Social.