O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo informam que “foi identificado um surto de COVID-19 no Serviço de Urgência Básica de Moura (SUB)”.
Estão neste momento confirmados 10 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, encontrando-se a maioria dos restantes profissionais deste serviço em vigilância ativa, refere a ULSBA.
O comunicado emitido pela ULSBA frisa que “a presente situação levou à escassez de recursos humanos, o que comprometeu o normal funcionamento da SUB, tendo a ULSBA decidido encerrar, hoje, este mesmo serviço”.
“A situação despoletou uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal, onde esteve representado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. A solução encontrada permite que a SUB de Moura reabra este domingo, pelas 16:00h, funcionando todos os dias, entre as 08:00 e as 24:00, com consultas de recurso, um serviço que será assegurado por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 assistente técnico e 1 assistente operacional” informa ainda a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
“A reabertura deste serviço, ainda que de forma condicionada, devido ao surto mencionado, permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir” esclarece a informação emitida.
A mesma fonte refere que “a desinfeção de todo o edifício (SUB e Centro de Saúde) será assegurada pela Câmara Municipal de Moura. Refira-se ainda que o Centro de Coordenação Operacional Municipal continua a realizar as suas habituais reuniões diárias, onde será acompanhada evolução do surto identificado na SUB de Moura, bem como as restantes situações que se verificam no concelho”.