Os deputados do Partido Socialista Nelson Brito e Luís Dias, acompanhados por eleitos socialistas do concelho de Moura, visitaram ontem, segunda-feira, dia 18 de novembro, a Herdade da Contenda.
Propriedade da Câmara Municipal de Moura, a Herdade da Contenda estende-se por mais de 5000 hectares. É um projeto integrado de turismo, de proteção da natureza e da biodiversidade paisagística e de proteção de espécies animais. Um espaço onde para além da caça e do ordenamento cinegético, são praticadas atividades económicas como a pecuária e a apicultura.
A Herdade da Contenda é um bom exemplo de sustentabilidade florestal, com 2000 hectares de pinheiro (manso e bravo) e 1000 hectares de montado (sobreiros e azinheiras). Do ponto de vista agropecuário a Contenda possui 1000 efetivos ovinos e 2000 efetivos caprinos.
Desta visita à Herdade da Contenda os eleitos do Partido Socialista “enaltecem, como fatores muito positivos, a autonomia e sustentabilidade financeira conquistada pelos responsáveis da gestão da Herdade da Contenda”, projeto que atualmente não depende de apoios públicos, por outro lado, “a informação de que os 3000 hectares de floresta são já parte de um ativo carbónico com o fornecimento de créditos acordados no âmbito do mercado voluntário de carbono”.
O Grupo Parlamentar do PS diz que “assumiu o compromisso de escutar as entidades e associações nacionais da cinegética que operam e representam este setor, procurando contributos para melhorar a Lei da Caça, incorporando alterações legislativas que permitam aumentar o desempenho e melhorar o ordenamento e regulamentação desta atividade. Alterações que buscam também o reforço da economia das regiões do interior do País como é o caso do Baixo Alentejo, através de um melhor ordenamento da caça e da cinegética”.