A Misericórdia de Messejana e a Universidade de Évora assinam na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, um protocolo fundamental para a salvaguarda e valorização do acervo documental do Museu Etnográfico de Messejana. Este projeto ambicioso, denominado MessejanaDoc, visa dar continuidade a um inventário já existente e iniciar o processo de transição digital do valioso espólio documental propriedade da Misericórdia local.
A iniciativa conta com o apoio e envolvimento da Junta de Freguesia de Messejana e da associação Alentejo, Terras e Gentes – Associação de Defesa e Promoção Cultural do Alentejo, que se associam como entidades promotoras.
O MessejanaDoc pretende, ainda, encontrar parceiros para a reabilitação e melhoramentos do próprio edifício do museu. A coordenação do projeto estará a cargo de Florêncio Cacete, investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora. O resultado do processo de digitalização documental será tornado público através da FUNDIS – Fundos Documentais de Instituições do Sul, e do Arquivo da Universidade de Évora, entre outros associados.
A disponibilização deste vasto acervo documental digitalizado será um contributo valiosíssimo para um maior e melhor conhecimento do património histórico e cultural de Messejana e do Baixo Alentejo em geral, abrindo portas para novas investigações e acesso à informação.